NOSSO FUNDADOR



EGÍDIO VIGANÓ (1920 - 1995)
Reitor-Mor de 1977 a 1995

Natural de Lombardia, mas profundamente radicado na cultura latino-americana pela longa permanência no Chile (1939 - 1971). Consolidado em significativas tradições culturais e numa boa escola teológica (em que foi também docente), participou do Concílio Vaticano II como perito, contribuindo com o rigor científico e também com as experiências pastorais e educativas vividas na América Latina.

Como superior geral de uma relevante instituição religiosa e de várias outras 'associações' em conexão, foi particularmente atento aos problemas do mundo e do terceiro mundo.

De modo organizado partilhou o Pão do Concílio com seus irmãos mediante precisas 'cartas' formuladas como propostas de vida (na Igreja e para a Igreja), com o carisma de Dom Bosco.

Manteve-se sempre em dia, com a participação nas mais importantes assembléias eclesiais (em Medellín, Puebla e Roma em vários sínodos), e como presidente da União dos Superiores Gerais (USG). Pelo Papa João Paulo II foi designado com outros dois Superiores Gerais (o Beneditono e o Jesuíta) como membro do Sínodo extraordinário no XX aniversário do Concílio.

Por estas e outras notáveis experiências e benemerências, o reitorado do Pe. Egidio Víganó acentuou na Família Salesiana aquele 'sentire cum Ecclesia' e aquela fidelidade ao Papa que, em Dom Bosco, foram notas características e imprescindíveis. Tudo isso, ao mesmo tempo, impulsionou no par&aacvute;metro eclesial a atualização 'na fidelidade' à qual é chamada a Família Salesiana no limiar do Terceiro Milênio.

O Papa o nomeou Consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.

Foi também membro da Congregação para a Evangelização dos Povos, da sessão preparatória do Sínodo dos Bispos para a Europa, a da Comissão Interdicasterial permanente para uma adequada distribuição do Clero.

Por dois anos foi também presidente da União dos Superiores Gereis (USG).

Como membro nomeado pelo Papa, participou dos 6 Sínodos dos Bispos, celebrados em Roma de 1980 a 1994. Participou também de especiais reuniões no Vaticano (1981 - 1982) com Cardeais, Bispos e Superiores Gerais, para tratar de problemas da América Central.

Em 1983 participou dos diálogos dos superiores gerais com o Papa, sobre os problemas e as perspectivas da Vida Religiosa na Igreja. Em 1986 foi convidado para pregar os exercícios espirituais para o Papa e a Cúria Romana. Colaborou particularmente no último Sínodo sobre Vida Consagrada.

Vitimado por um tumor, passou seus últimos meses no sofrimento.
O Pe. Viganó será também lembrado como apreciado autor de inúmeras publicações de caráter teológico e espiritual.