JUVENTUDE



Por que dedicamos nossa vida e nossas atividades a serviço dos jovens?



Porque:



Sentimo-nos chamados por Deus para caminhar nas pegadas do nosso fundador. 'O Senhor indicou a Dom Bosco os jovens, especialmente os mais pobres, como primeiros e principais destinatários da sua missão'.



Cremos que essa opção pelos jovens é de extrema importância: 'Os jovens vivem uma idade em que fazem opções fundamentais de vida que preparam o futuro da sociedade'.



Estamos convencidos de que a nossa opção pelos jovens mais pobres da sociedade é um imperativo categórico. São os que têm menos vantagens, são os mais condicionáveis, os mais vulneráveis e, freqüentemente, expostos a graves perigos que os tornam facilmente 'vítimas de injustiças'.



Com Dom Bosco reafirmamos a preferência pela 'juventude pobre, abandonada, em perigo', que tem maior necessidade de ser amada e evangelizada, e trabalhamos especialmente nos lugares de mais grave pobreza.



'Imitando a solicitude de Dom Bosco, voltamo-nos para eles, a fim de capacitá-los a ocupar com dignidade seu lugar na sociedade e na Igreja e a tomar consciência de seu papel para a transformação cristã da vida social'.(Cf. Const. 26-27)